Grupo de Estudos do Projeto Paraopeba retoma agenda de atividades

Publicado em: 20 de setembro de 2021


Leandro Ferreira – CAMF

As atividades do Grupo de Estudos do Projeto Paraopeba foram retomadas na manhã de sexta-feira, dia 17, em um clima de boas expectativas. A acolhida dos participantes e a abertura dos trabalhos teve início com os assistentes da coordenação, Pablo Ferreira Bastos Ribeiro e Carlos Henrique Mesquita do Prado, que apresentaram a proposta da ação para os próximos meses e destacaram a importância do grupo de estudos na atividade formativa dos alunos.

 Desenvolvimento. Essa foi a palavra-chave utilizada pela professora Fernanda Simplício de Faria ao ressaltar o constante aprimoramento dos espaços do Projeto Paraopeba, lembrando que o Grupo de Estudos proporciona momentos de aprendizado mútuo.

“Somos aprendizes, e acho que uma das coisas que não deixa a gente desanimar ou cair na monotonia é a gente ter essa consciência de que nós temos muito a aprender. E o Projeto Paraopeba é uma oportunidade de falar de uma vivência e não de uma técnica; quem é da psicologia sabe que isso para nós é muito caro. E o projeto agregou para mim conhecimentos que eu não tinha tido a oportunidade de adquirir em minha trajetória profissional”, disse Fernanda.

A leitura do primeiro capítulo do livro “A universidade e a formação continuada de professores no contexto das reformas educativas contemporâneas”, de autoria de Fernando Ilídio Ferreira, foi compartilhada pelos alunos extensionistas a fim de fomentar as discussões da atividade.    

Ao destacar o contexto histórico da extensão universitária brasileira, a professora Fernanda citou notáveis da educação no país, como o educador Paulo Freire e o antropólogo Darcy Ribeiro. O atual contexto da Coordenação e Acompanhamento Metodológico e Finalístico (CAMF) e seu trabalho junto às Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), foi lembrado pelos desafios enfrentados pelas pessoas atingidas nas questões fundamentais de reparação dos danos. O momento deu oportunidade de fala para que alguns extensionistas expusessem suas opiniões acerca do trabalho a ser desempenhado.

Momentos de sabedoria, de reflexões e trocas. Este primeiro encontro do semestre do Grupo de Estudos deu a tônica sobre o que esperar dos próximos eventos.