Lista de atendimento psicológico gratuito ou social – MG

Publicado em: 30 de setembro de 2021


Isabela Barbosa e Júlia Alves – CAMF

O Setembro Amarelo está acabando, mas cuidar da saúde mental é importante o ano todo. Após o rompimento da barragem em Brumadinho no ano de 2019, o número de vendas de ansiolíticos no município aumentou em 79% de 2018 para 2019; o consumo de antidepressivos aumentou 56% e as tentativas de suicídio foram de 29 para 47, segundo a prefeitura. A saúde mental deve ser tratada com seriedade pois afeta a sociedade como um todo e pode provocar danos irreversíveis ao ser humano. Nesse sentido, como forma de auxiliar nessa luta contra doenças psicológicas, preparamos uma lista com diversos lugares, instituições e pessoas que realizam atendimento psicológico gratuito ou com valor social. Confira abaixo: 

  • Centro de Valorização da Vida (188): 

Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188. O atendimento é feito por voluntários e é de graça. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, com sigilo, pode ligar para o 188 que funciona 24h por dia.

  • Projeto “Cuidados Psicológicos no Contexto da Pandemia” da Prefeitura de Belo Horizonte

O objetivo do projeto é oferecer escuta qualificada e, se necessário, encaminhamento do paciente para acompanhamento nos serviços especializados ou para as equipes de Saúde da Família, de forma que o cuidado seja integral. Os Agendamentos devem ser feitos nos centros de saúde da capital. 

Saiba mais em: 

Cuidados Psicológicos no Contexto da Pandemia

Confira os Centros de Saúde mais próximos: 

Centros de Saúde | Prefeitura de Belo Horizonte 

  • CERSAM – Centros de Referência em Saúde Mental: 

Atendem crises e urgências psiquiátricas. O tratamento busca a estabilização do quadro clínico, a reconstrução da vida pessoal, o suporte necessário aos familiares, o convívio e a reinserção social. Oferece os atendimentos próprios a cada caso, com a presença constante de equipe multiprofissional, oficinas e atividades de cultura e lazer.

Saiba mais em: 

Centro de Referência em Saúde Mental – CERSAM | Prefeitura de Belo Horizonte 

  • PUC Minas: 

São oferecidos os seguintes serviços: Aconselhamento Psicológico, Diagnóstico interventivo de crianças, adolescentes e das relações familiares, Orientação Vocacional, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casal e família. Atendimento ao público em geral, trabalha com a isenção (para carentes) ou com a taxa de R$15 para pessoas que possam pagar.

Preencha o formulário de inscrição: 

Formulário de inscrição

  • UniBH: 

Atendimentos psicológicos virtuais gratuitos para maiores de 18 anos. A clínica possui três serviços: triagem e plantão psicológico, psicoterapia breve e psicoterapia tradicional.

Preencha o formulário de inscrição: 

Formulário UniBH 

  • Una: 

Atendimentos de psicodiagnóstico e psicoterapia a adolescentes e adultos por meio de plataforma digital. As consultas oferecem assistência psicológica gratuita e acolhimento para pessoas que sofrem de quadros de ansiedade e depressão e desamparo emocional, além de apoio para casos de perda de trabalho, violência doméstica e outras dificuldades.

  Preencha o formulário de inscrição:

 Formulário Una 

  • Núcleo de Acolhida e Articulação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: 

As consultas são realizadas pela internet, por videochamada. Os atendimentos são gratuitos – quem pode, contribui com um valor social. 

Saiba mais em:

Núcleo de Acolhida e Articulação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Contato: (31) 98420-1204 

  • UFMG: 

Plantão Psicológico voltado para a comunidade acadêmica da instituição: estudantes, professores, técnicos e terceirizados. 

Preencha o formulário de inscrição:

Formulário UFMG 

  • Escuta aqui: 

A ideia é que atendimentos psicológicos pagos financiem atendimentos voluntários.

Saiba mais em:

Como funciona o atendimento psicológico online voluntário na escutaaqui 

  • UEMG: 

O curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) oferece nove projetos de atendimento gratuito a comunidade interna e externa à universidade.

Saiba mais em:

Projetos UEMG 

  • Prefeitura de Betim + Pitágoras: 

Consultas psicológicas aos trabalhadores da rede pública de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia. 

Contato: (31) 2101-9002 e 2101-9037

  • Faculdade Arnaldo: 

Atendimento psicológico on-line e gratuito para auxiliar os impactados com a pandemia da Covid-19. 

Email: 

coordenacaopsicologia2@faculdadearnaldo.edu.br 

(Enviar mensagem com nome e telefone)

  • LISTA DE PSICÓLOGOS QUE ATENDEM COM VALOR SOCIAL (Feita pela CAPsi da UFMG): 

Atendimento psicológico online com preço social (período de distanciamento social) 

Se você estiver precisando de ajuda ou conhece alguém que precisa, não deixe de compartilhar esse conteúdo que pode ajudar a salvar uma vida!